sábado, 21 de maio de 2011

Inovações gastronômicas

.
Adoro esta palavra: “gastronômico(a)”. Me sinto falando difícil cada vez que a pronuncio. Talvez seja por isso que todas as vezes que escrevo sobre minhas experiências culináricas (adoro inventar substantivos derivados), dou um jeito de coloca-la em meus títulos. Aliás, vocês já devem ter percebido que eu sou péssima para títulos. Outra coisa que acabei de perceber é que tenho mania de comentários entre parênteses. Sabe o que é? Meu pensamento voa a mil. Uma coisa vai me remetendo a outra, que me remete a outra, e a outra, e a outra e algumas coisas eu não posso deixar passar, como, por exemplo, todo este parágrafo, que só não foi escrito entre parênteses porque ia ficar esquisito começar um texto dessa maneira. Para finalizar o parágrafo e entrar na inovação, eu queria explicar que tenho mania de explicação. Gosto de tudo muito bem explicadinho, igual àquele personagem de “a praça é nossa” (ainda existe esse programa? Antigamente passava todas as sextas. Carlos Alberto ainda está vivo?).

Pronto. Agora podemos ir direto para a inovação com todos os seus parênteses.

Por que todas as vezes que cozinhamos para outras pessoas, mesmo que seja um ovo frito ou aquela comida básica de todos os dias, ficamos preocupados em saber se está tudo gostoso? Acontece isso com vocês também? É como vestir aquela roupa nova ou exibir aquele cabelo que acabou de sair do salão e ficar o tempo todo perguntando: meu cabelo está bom? Essa roupa ficou legal? Você sabe que está bom, mas fica o tempo todo pedindo elogios. Assim é, também, quando cozinho para uma pessoa querida.

Hoje foi macarronada com molho de camarão. Nunca tinha feito essa receita antes. Na verdade eu a inventei ontem no supermercado. Motivo de sobra para eu ficar perguntando se estava boa.

Minha especialidade em macarronadas é a com molho de gorgonzola. Minhas presas adoram. Gordinho também gostou. Nos últimos três meses só ele tem comido da minha comida, que isso fique bem claro (ele pode estar lendo esse texto agora, vai saber), e tem comido muito bem, diga-se de passagem.

Semana passada ele comeu minha especialidade, gostou e pediu bis essa semana. Mas vocês sabem, é bom variar e hoje eu quis dar uma macarronada diferente para ele não enjoar.

Saímos ontem do cinema direto para o supermercado. Enquanto rodava lá dentro, fiquei maquinando uma receita diferente. Ele queria camarão, então pensei: “camarão com molho de tomate”. Mas eu não queria molho pronto, queria eu mesma preparar em casa o MEU molho. Então peguei tomates, cebola e alho. Azeite já tinha em casa.

Ultimamente eu ando metida a “mestre cuca”. Logo eu que sempre fui um desastre gastronômico (olha a palavrinha de novo). Como disse no post anterior, eu decidi fazer meu próprio almoço e desde que entrei nessa aventura deliciosa (gente, estou me descobrindo na culinária, pois é, pois é, pois é!) ele, o gordinho, tem sido minha cobaia. Diz ele que eu já posso até casar. Deus me livre, ou não. De fato ele tem gostado, senão não estaria comendo até hoje.

Ingredientes comprados, viemos pra casa. Sábado (hoje), hora de acordar. Café da manhã, TV, livros, conversa vai, conversa vem, hora de preparar o almoço. Gordinho, folgado (e lindo), como sempre, foi “repousar” e a mulherzinha aqui foi pilotar o fogão. Não tenho vocação para mulherzinha, mas confesso: estou adorando tudo isso. Sorte dele que, depois dessa confissão (nunca pensei um dia estar dizendo essas coisas) vai se aproveitar ainda mais da minha boa vontade. É porque ele já vem se aproveitando há três meses. Não, não estou reclamando. Estou achando tudo isso lindo, já disse (Meu Deus... sou eu mesma na frente desse computador escrevendo isso?).

Almoço pronto, gordinho a postos com sua taça de vinho na mão. Primeiro uma saladinha verde com tomate-uva e cenoura, de entrada, e depois a macarronada que eu posso chamar de minha. Ele comeu tudo, tudinho e, adivinhem, adorou! O que aconteceu depois fica a cargo da imaginação de vocês.

Vou colocar a receita aqui para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
1 pacote do macarrão de sua preferência (eu gosto de talharim)
3 tomates
2 cebolas picadas
Alho amassado
Sal (vai no bom senso)
Camarão sem pele a gosto
1 pimentão amarelo picado
Azeite (também no bom senso)
1 colher de margarina
½ lata de creme de leite
Algumas fatias picadas de queijo mozarela (não contei quantas, mas pode ser o tanto que você quiser, mas sem exagerar)
Manjericão
Pimenta calabresa

Preparo:
Em uma panela com água fervendo, cozinhe o macarrão. Eu nunca sei o tempo. Costumo pegar um fio e morder pra ver se já está bom. Para o molho, leve os tomates, um pouco de sal e uma cebola ao liquidificador e bata. Em outra panela, coloque o azeite e a margarina. Jogue a outra cebola, o pimentão, o alho e o sal. Espere a cebola dourar e jogue o camarão, refogando-o. Em seguida jogue a mozarela, o creme de leite e, por último, o molho de tomate. Deixe ferver por alguns minutos e pronto. Coloque o macarrão num prato, jogue o molho por cima e enfeite com algumas folhinhas de manjericão e um pouco de pimenta calabresa. Se você tiver um gordinho em frente à TV, depois de tomar quase um litro de vinho, com a sua taça de estimação na mão, é melhor você mesma servir, levar o prato até ele e suspender o álcool, senão ele dorme e não tem depois.

Bon appétit!!

Postado por Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário